educação

VÍDEO: ação arrecada equipamentos eletrônicos para a rede municipal de ensino

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Materiais foram recolhidos na Polifeira do Agricultor, em Camobi

Dois locais em Santa Maria recolheram, durante a terça-feira, doações de equipamentos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets em condições de uso, que serão destinados para a rede municipal de ensino no processo de retomada das aulas de forma remota, que deve começar no fim do mês. A ação, uma parceria entre a UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão, e da prefeitura, recebeu os materiais em dois pontos durante a manhã: na Antiga Reitoria, no Centro, e na Polifeira do Agricultor, em Camobi. Na sexta-feira, também ocorre o recolhimento de eletrônicos diretamente na casa do doador, através de agendamento pelo WhatsApp no (55) 99113-2356.


- Esse material vai ficar no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism/UFSM) por uma semana, um período de segurança para o pessoal que trabalha lá poder depois fazer a testagem e vistoria. Depois, o material será entregue para a Secretaria de Educação do município - explica Alice Neocatto, servidora da Pró-Reitoria de Extensão que coordenou a ação na Polifeira.

Sancionada lei que proíbe corte de água e energia aos finais de semana

O médico Eduardo Rolim, de 89 anos, aproveitou para doar equipamentos eletrônicos que estavam sem uso, como um monitor e um teclado.

- Equipamento que a gente vai trocando e ficam em casa. Muita coisa que está funcionando perfeitamente, mas que para mim já são inservíveis. Procurei ajudar naquilo que for possível - conta Rolim.

Na Antiga Reitoria, o ponto de coleta estava menos movimentado. Entre os itens doados, estavam uma impressora, monitores, cabos e notebooks.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Equipamentos doados na Antiga Reitoria

ENSINO REMOTO
Os equipamentos doados e que estiverem em pleno funcionamento serão destinados para a rede municipal de ensino. Com a pandemia, alunos de escolas municipais estão há cerca de 90 dias sem aulas. A retomada deve ser gradual e de forma remota, e os equipamentos eletrônicos recebidos pela ação ajudarão neste processo. Ainda não há previsão para retomada de aulas presenciais.

Caixa paga novo lote da 1ª parcela do auxílio emergencial nesta terça

Conforme a secretária de Educação do município, Lúcia Madruga, um projeto piloto para retomada das aulas da rede municipal em formato remoto será colocado em prática no final do mês em pelo menos seis escolas. Um regramento para as atividades remotas deve ser apresentado na próxima semana pela prefeitura. A ideia é que em agosto as aulas remotas comecem de fato, com prioridade para alunos em época de alfabetização, no nono ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Mesmo antes do governo estadual fazer essa projeção de considerar o trabalho remoto a partir de junho, nós já tínhamos no nosso cronograma junho como o mês em que nós estaríamos trabalhando para dar retorno aos alunos na atividade remota, e estamos fazendo isso. Não conseguimos fazer exatamente no momento em que imaginávamos. É um movimento bastante complexo. Então, a ideia é ainda, até o final de junho, se não conseguirmos efetivar, pelo menos anunciar a data em que vamos dar início - explica a secretária.

Prazo para solicitar atendimento especializado no Enem 2020 vai até sexta-feira

A ideia é aplicar o ensino remoto em duas dimensões: uma, em que os materiais sejam retirados pelo aluno ou pais na própria escola ou entregues em casa via transporte escolar, com acompanhamento por meios virtuais, em casos onde não há acesso facilitado às plataformas educacionais na internet. E a outra, essencialmente via plataformas de apoio a aprendizagem online, como o Google Classroom, para o nono ano e EJA.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região de Santa Maria volta para bandeira laranja Anterior

Região de Santa Maria volta para bandeira laranja

Sancionada lei que proíbe corte de água e energia aos finais de semana Próximo

Sancionada lei que proíbe corte de água e energia aos finais de semana

Geral